Iremos abordar um assunto introdutório, porém muito importante para os vapers iniciantes, se você quer entrar no mundo vaping precisa adquirir conhecimentos básicos para ter uma redução de danos concretamente eficiente, conhecendo todos os tipos de vape você vai poder escolher qual encaixa melhor no seu dia a dia
Atualmente os cigarros eletrônicos estão popularizando em muitos países, inclusive no nosso, e isso está ajudando muitas pessoas a largarem o cigarro tradicional substituindo-o por vape, do qual é menos letal.
Além de ser um amigo para pessoas que estão na luta para cessar o tabagismo, é um hábito do qual é muito mais eco-friendly (ecologicamente correto), não deixa cheiro fedido nas roupas, nem deixa os dentes amarelos, é muito mais agradável para as pessoas que estão em volta e há uma gama de benefícios, mas nesse artigo iremos abordar os variados tipos de vapes, desde o mais acessível até os mais complexos e caros.
Antes de tudo é necessário destacar que os 3 componentes básicos de um vape são os mesmos em qualquer aparelho, e isso vai do mais antigo e “ultrapassado” até o mais recente lançamento, e eles são:
- Atomizador, é a parte que esquenta o juice e faz com que haja vapor;
- Baterias, que são a fonte de energia dos dispositivos;
- E-líquido ou juice, indispensável em qualquer dispositivo.
Sempre verifique o manual de instruções antes de usar qualquer aparelho vaping!
MOD
O mod é um dos aparelhos mais comuns, e é uma das invenções mais recentes no mundo vaping, você sabia que ele foi uma criação da comunidade vaping?
Alguns curiosos foram aprimorando seus aparelhos com tubos de lanternas modificadas em caixas de madeira, ele era basicamente uma caixa com baterias, um botão para acionar (fire) e uma “rosca” para encaixar o atomizador, resumindo um mod mecânico, tudo isso para obter nuvens maiores e mais densas, vapers são alquimistas!
Uma prática superperigosa, mas que nos trouxe uma gama de variedades e benefícios para todos, pois esse é um dos aparelhos mais fortes podendo chegar a altas temperaturas.
Agora vamos aos diferentes tipos de mods, há o regulado, do qual pode ser squonk ou não, e o mecânico.
MOD REGULADO
O mod regulado é o mais recomendado para vapers iniciantes, ele não tem muito mistério, mas é importante que você saiba o que está fazendo.
Os Box Mods (mods de caixa), ele tem esse nome por ser volumoso, e alguns tem capacidade para até 4 baterias de lítio¹ externas, no seu interior tem uma placa de circuito da qual permite recursos de segurança e proteção, além de ser personalizável, você consegue controlar a temperatura, tensão variável e a potência.
Eles são aparelhos DL, que suporta grandes temperaturas para gerar grandes nuvens, mas por ser personalizável você consegue usar um atomizador MTL com nic salt, e configurá-lo para tal. Um box mod pode chegar de 10W até 300W.
- Um mod regulado possui os modos TC (modo controle de temperatura) e Power (modo power – Wats), e você tem que se atentar a essas configurações pois você precisa usar um atomizador com a coil certa para cada modo.
- Utilizam bateria externa, do qual é mais seguro e dá ao aparelho uma maior durabilidade, mas também tem os aparelhos que são fabricados com baterias internas.
- Eles podem conter uma bateria (single battery) ou duas baterias (dual battery), mas tem os “gigantes” que comportam até 4! Os tamanhos mais comuns utilizados são 18650, 21700, 20700, 26650.
- Os mods são personalizáveis, isso é, você pode usar o atomizador que quiser (sempre observando qual a coil certa) pois todo dispositivo contém uma conexão rosqueável de tamanho universal (510), alguns mods suportam mais de um tamanho de bateria e acompanham adaptadores para isso.
- Alguns mods têm um chipset que oferece mais recursos e configurações. Eles também têm um display digital OLED que exibe sua potência, volts e ohm. Portanto, você pode saber quando trocar sua bateria ou obter novas, também serve para verificar o ohm da coil do seu atomizador. Isso é ótimo para iniciantes do mundo vaping.
MOD SQUONK
O squonk é uma variação do mod, pode ser ele regulado ou não (mod mecânico) porém ele vai com um tanque reservatório para juice na sua parte interna, normalmente feito de silicone ou possui algum “botãozinho” para subir o líquido, o a garrafinha de silicone é apertável.
É ótimo para quem ama o atomizador RDA, porém não gosta de ficar carregando uma garrafinha de juice para onde vai, o tanque já faz isso por você, alguns tem a capacidade de até 10ml.
- Vem acompanhado de um tanque, reservatório para juice, eliminando a necessidade de carregar um pote de juice para todo lugar e ficar molhando toda hora, sabemos que isso pode ser meio chato às vezes;
- Vapers de nível médio à profissional preferem esse tipo de aparelho por ser mais prático no dia a dia.
MOD MECÂNICO
Os mods mecânicos são o oposto dos regulados, e por muitas vezes é chamado de mod não regulado. Ele funciona de forma simples, mas ao mesmo tempo complexa, se você não tem conhecimento da lei de ohm e não é um vaper experiente não faça uso desse tipo de aparelho, você pode acabar causando um acidente. Aqui vão as principais características desse monstrinho:
- Eles não tem chipset que fornecem configurações de proteções e segurança.
- Não tem tela, você não consegue visualizar temperatura, potência, ohm, nada!
- O sistema é simples, a bateria envia a carga direto para a coil do atomizador quando o botão do fire é acionado, e a energia vai de acordo com o tipo de bateria que está sendo utilizada e a quantidade de carga que ela possui. Mas aí que está a complexidade, você precisa estar a par da lei de ohm para usar esse tipo de mod.
- Há também os mods mecânicos de tubo, muito comum entre os vapers experientes.
- Como eles possuem um hardware e circuito mínimos, podem ser mais leves que os mods regulados comuns, mas isso depende muito do material do qual é feito.
O Mod mecânico não é para qualquer um, não se arrisque se você não tem conhecimento para fazer uso do mesmo.
POD
Os pods são os dispositivos mais antigos na comunidade vaping, os e-cig ou cig-a-like foram os pioneiros no comércio, eram bem simples, mas com o tempo esses dispositivos foram evoluindo e hoje em dia temos diferentes tipos de pods.
E-CIGS
Os primeiros pods imitavam o cigarro, como seu formato e tamanho, daí o nome cigarro eletrônico, eles não tinham configurações, eram bem simples, e seu objetivo é imitar a sensação da experiência de estar fumando, porém, vaporando, eles continham um e-líquido do qual também imitava o cigarro tradicional.
- O corpo do dispositivo era básico, do tamanho de um cigarro, às vezes com o mesmo formato, mas às vezes parecido com um pen drive, com um cartucho em cima do qual é preenchido de juice;
- Sua composição leva apenas 2 peças, o cartucho/atomizador e bateria;
- Sem botões para pressionar, ou baterias para trocar, ele é acionado quando você inala e utiliza o sistema MTL (boca a pulmão);
- Utiliza baixa potência;
- Pode ter sua bateria carregada, geralmente eles acompanham um carregador, verifique sempre o manual antes de utilizar!
Há dois tipos de cartuchos dos e-cigs:
- Recarregável: Você consegue encher o cartucho com o seu juice favorito.
- Descartável: Cartucho vem pré-refilado (já vem abastecido com juice), não tem como reabastecer, normalmente você compra os cartuchos já com juice e faz a troca, geralmente eles vêm em pacotes com 4 unidades.
O Juul é um ótimo exemplo de e-cig descartável, queimou a coil ou acabou o juice, você só troca a “cabeça”.
VAPE PEN
O nome já diz tudo, é um vape em formato cilíndrico de uma caneta, essa foi uma evolução do e-cig tradicional, da qual foi aprimorada sua temperatura, para produzir maiores nuvens de vapor.
Muitos desses dispositivos têm uma tensão fixa, da qual você só aciona um botão, porém há aqueles que possuem uma configuração similar a dos mods, podendo ser utilizados atomizadores sub-ohm em sua composição.
- Os mods de caneta Vape são bastante simples de construção, consistindo em uma bateria com um botão de disparo, um atomizador e um bocal.
- Pode ser usada a técnica MTL ou DL, a depender do aparelho utilizado.
- Devido à sua simplicidade, os mods de estilo de caneta são os tipos mais comuns de vape. Com uma única bateria, esses dispositivos geralmente têm menor potência, mas são fáceis de transportar e manusear.
- Muito utilizado por vapers iniciantes, é um investimento inicial baixo em comparação aos outros aparelhos.
Os diferentes tipos de vape pens:
- Tensão fixa: no início do lançamento original, todas as vape pens tinham o que chamamos de tensão fixa, ou seja, você só o tinha o botão do fire para apertar, sem se preocupar em mexer em configurações. Tensão fixa significa que o dispositivo possui uma saída de tensão consistente, não há configurações. Há alguns que comportam tanque sub-ohm.
- Tensão variável: esse é um recurso inovador usado para personalizar a experiência dos vaporizadores. Os modelos mais antigos das canetas vape usam voltagem variável, mas com baterias menos potentes. A capacidade de aumentar ou diminuir a voltagem pode ser um ótimo recurso para brincar com a intensidade de sabor, a produção de nuvens e a temperatura do hit na garganta.
- Temperatura variável: esse é um recurso encontrado em dispositivos de terceira geração e foi implementado em vape pens de estilo antigo. Nem todas possuem esse recurso, mas a chave aqui é que você define uma temperatura e ele faz o ajuste automático da potência, se adaptando as coils utilizadas para evitar dry hit.
POD
O pod é uma evolução da caneta vape (vape pen), resumidamente explicando, eles podem ser recarregados, possuem uma bateria interna que pode chegar até mais de 3.000mAh, o juice também, você enche o tanque do seu pod com seu e-líquido de preferência.
Muito utilizado por pessoas que estão na transição do “fedido” para o vape, é um aparelho que o investimento inicial é baixo, e é perfeito para usar com juices Nic salt.
Atualmente contamos com 3 tipos de Pods, o Pod comum, Pod Mod e o Pod Descartável.
- A anatomia de um Pod é simples, tem o bocal que vem com um cartucho para encher de juice, a bateria é interna, pode ter um botão de fire ou não, e possuem um led indicador, que acende quando é inalado, e uma abertura de recarga de bateria para cabo usb.
- Os Pods são ultra portáteis, leves e cabem no bolso, e possuem diferentes formatos e tamanhos.
- Pode ser DL (direto para o pulmão) ou MTL (da boca para o pulmão), depende da configuração do seu Pod e qual bobina é compatível.
- O Pod descartável é pod do qual você não precisa fazer literalmente nada, ele não possui configurações, nem permite que sua bateria e o juice sejam recarregados, ele é acionado toda vez que você inala, então quando juice ou a bateria acabam você somente descarta ele em um lixo apropriado, como não temos lixo feito para dispositivos vaping o mais aconselhável é ir descartar no lixo apropriado paras pilhas e baterias.
- O Pod Mod possui um adaptador para a conexão de rosca 510, sendo assim você pode usar um atomizador no seu pod tranquilamente, claro, sempre verificando as configurações de potência e o ohm da sua coil.
Como foi observado, cada dispositivo fornece uma experiência diferente, com configurações, preços e tamanhos diferentes, o melhor a se fazer é ver qual aparelho se encaixa melhor na sua necessidade e no seu dia a dia, mas caso você tiver qualquer dúvida e precisar de ajuda, não hesite em nos contatar, ficaremos felizes em auxiliá-lo!
ATENÇÃO: Se você não fuma, não vapore com nicotina! Vaping é redução de danos, e você pode escolher e-líquidos que não contém nicotina, clique aqui e compre juices com Omg.
Você tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?
Fique livre para escrever aqui, ou se preferir pode chamar no Direct do instagram.
Nos siga: @estagiario.7030
A Alquimia 7030 é uma das melhores lojas de vape do Brasil, trabalhamos exclusivamente com marcas que são referência no mundo vaping e produtos originais de procedência comprovada.
Visite nosso site e encontre tudo que você precisa para uma experiência vaping memorável. ❤️